segunda-feira, 26 de agosto de 2013

Noite de São Bartolomeu

  • O que aconteceu na noite de São Bartolomeu, e por quê?

Em 24 de Agosto de 1572, em Paris, aconteceu o massacre da noite de São Bartolomeu. Neste dia, a casa real francesa organizou um massacre generalizado contra religiosos protestantes que estavam a comemorar o casamento do líder Henrique de Navarra com Margarida Valois. As matanças duraram vários meses e se espalharam por outras cidades francesas. No total, foram entre 30 e 100 mil protestantes, chamados também de huguenotes, assassinados.






segunda-feira, 19 de agosto de 2013

Igreja Presbiteriana no Brasil

Igreja Presbiteriana do Brasil
    Fundada em 1862 pelo missionário Ashbel Green Simonton no Brasil, a Igreja Presbiteriana do Brasil é uma igreja ou denominação cristã protestante presente no Brasil. Atualmente, possui aproximadamente 6.200 igrejas locais e congregações em todo o Brasil, tendo cerca de 788.553  membros.

História

Em 12  de Agosto de 1862, surgia aqui no Brasil o Presbiterianismo, criado pelo americano missionário Ashbel Green Simonton (1933-1827). Em abril de 1860, Simonton dirigiu seu primeiro culto em Português; em Janeiro de 1862 foi fundada a igraja Presbiteriana no Rio de Janeiro. Em 1864, Simontou fundou o primeiro jornal evangélico do país, chamado Imprensa Evangélica, criou também o prebistério (1865) e organizou um seminário (1867). Ashbel Green Simonton morreu em 1867 vítima da febre amarela com 34 anos.


Fonte: Igreja Presbiteriana

terça-feira, 13 de agosto de 2013

O Que é Renascimento Cultural?



Nos séculos XV (15) e XVI (16), a produção artística e científica se intensificou na Europa. Esse período ficou conhecido como Renascimento, ou Renascença.

1. Introdução

   O comércio e a diversificação dos produtos de consumo na Europa ampliaram a partir do século XV (15) devido as conquistas marítimas e o contato mercantil com a Ásia. Com a ampliação do comércio, muitos dos comerciantes europeus fizeram riquezas e acumularam fortunas. Devido a isso, eles passaram a ter condições financeiras para investir na produção artística de escritores, músicos, cientistas, pintores, etc.
   Os artistas e intelectuais da época, passaram a contar com a proteção e ajuda financeira dada pelo clero e pelos governantes europeus. Essa ajuda (conhecida como mecenato), tinha como objetivo fazer com que os mecenas (burgueses e comerciantes) se tornassem mais conhecidos pelas regiões onde atuavam.
   Na Península Itálica, foi onde o comércio mais se desenvolveu, o que deu origem a uma grande quantidade de locais de produção artística. Cidades como Veneza, Florença e Gênova tiveram um grande movimento artístico e intelectual, devido a isso a Itália passou a set conhecida como o berço do renascimento.

2. Renascimento Cultural

   Artistas, escritores e cientistas do Renascimento cultural romperam com os padrões da arte e da ciência da Idade Média, que tinham acentuada influência da religiosidade. Desde o século XI (11), a Europa vinha passando pelo desenvolvimento do artesanato e do comércio, pelo contato crescente com culturas do Oriente e pelo processo de formação e de enriquecimento de enriquecimento da burguesia.
   Essas transformações deram início a novas maneiras de pensar que, lentamente, se difundiram entre alguns setores da sociedade europeia e greco-romana da Antiguidade.
   Pouco a pouco, os renascentistas questionavam o teocentrismo e valorizavam o antropocentrismo*. Rejeitavam também as teorias que não apresentavam conhecimentos científicos aprofundados. Embora fossem cristãos, eles procuravam separar Fé e Razão, buscando explicar fenômenos da natureza e acontecimentos sociais e políticos por meio do racionalismo**.

* Antropocentrismo: Visão do mundo que coloca o ser humano no centro de todas as coisas.
** Racionalismo: Valorização do raciocínio humano e sua aplicação em diversas situações.
 
 Fonte:  Sua Pesquisa e livro Jornadas História

segunda-feira, 5 de agosto de 2013

Leonardo da Vinci


auto-retrato de Leonardo da Vinci
Auto Retrato de Leonardo
Da Vinci




Leonardo da Vinci (1452 - 1519) foi um artista italiano do renascimento. A cidade de onde ele nasceu não é muito certa, alguns historiadores dizem que ele nasceu em Anchiano, enquanto outros, dizem que foi em uma cidade situada na margem do rio Arno, perto dos montes Albanos, entre as cidades italianas de Florença e Pisa.



Foi um dos mais importantes pintores do Renascimento Cultural. É considerado um gênio, pois mostrou-se um excelente anatomista, engenheiro, matemático músico, naturalista, arquiteto, inventor e escultor. 


Gioconda (Mona Lisa) 
Frases de Leonardo da Vinci:

- "A sabedoria é filha da experiência."
- "Quem pouco pensa, muito erra."
- "A simplicidade é a máxima sofisticação".
- "O tempo dura muito para aqueles que sabem aproveitá-lo."

Fonte: Sua Pesquisa